quarta-feira, 9 de novembro de 2011


16/09/2011, 11:43h

Exposição ‘Dois Mundos’ chega ao Mirante da 13 de Julho

TAMANHO DA LETRAA-A+
clique para ampliarA exposição 'Dois Mundos' (Fotos: Ascom/Funcaju)
clique para ampliarO artista plástico Valter Carlos
clique para ampliarA escultura que simboliza uma antiga fábrica de cimento de Sergipe
A pintura está mais uma vez em pauta no Mirante 13 de Julho. Teve início na última quinta-feira, 15, a exposição ‘Dois Mundos', dos artistas plásticos Carlos Conrado e Valter Carlos. A mostra traz 17 quadros que expressam os mais variados sentimentos humanos.
Para compor parte de seu acervo, Valter Carlos se inspirou livremente no surrealismo. "Quero passar aqui a importância da arte reciclada e a importância do conceito de sustentabilidade. Parte das obras foram feitas com materiais reciclados e, eu gosto de usá-los com o objetivo de conscientizar o observador, provando que há uma maneira de usá-los. Desenvolvi essa técnica que chamo de ‘penumbra', onde usei como base o trabalho de Pablo Picasso e Tarsila do Amaral", disse o artista, que também tem admiração pelos sergipanos Almério Cavalcante e Arthur Bispo do Rosário.
Levando muito a sério a reciclagem de materiais para fazer arte, Valter Carlos também expõe uma escultura feita de papelão, que simboliza uma antiga fábrica de cimento que existia em Sergipe. "Essa é uma forma de arte contemporânea abstrata e simboliza minha crítica pessoal à poluição do ar. Nós trabalhamos sempre em prol da natureza e mostramos que ela é uma tendência. A arquitetura e engenharia já trabalham com o conceito de desenvolvimento sustentável e a arte mais ainda", comentou Valter.
Valter Carlos é natural de Salgado, mas mora em Aracaju há cinco anos. Tendo gosto pela arte desde criança, o artista começou com os desenhos que fazia em seu caderno de exercício, no colégio. Durante a adolescência, Valter aprendeu a dominar a pintura sem a ajuda de nenhum curso preparatório. Desde que se mudou para a capital sergipana, o pintor e escultor tem participado de muitas exposições, ora divulgando seu trabalho, ora apreciando as obras dos colegas de profissão.
Visitação
As obras de Valter Carlos e Carlos Conrado ficam expostas no Mirante 13 de Julho até o dia 28 deste mês. O horário de visitação é de 9h às 19h, de segunda à sexta-feira, e de 9h às 15h, nos sábados, domingos e feriados. 

Prefeitura de Aracaju


"Múltiplos de abril" será aberto nesta quinta-feira na Assembleia Legislativa

Habacuque Vilacorte, da Agência Alese

Click para ampliar
Arte: Valter Carlos. Foto: Flávio Monteiro
Intitulado "Múltiplos de Abril", a Assembleia Legislativa de Sergipe abre oficialmente nesta quinta-feira (28), no Espaço Cultural Djenal Queiroz.
O evento começa ás 18h30 com a palavra da presidente, deputada estadual Angélica Guimarães (PSC). Em seguida, será servido um coquetel para os presentes, enquanto os artistas expõem os seus trabalhos.
Os que comparecerem ao espaço poderão a arte do músico, poeta e pintor Valter Carlos, que expõe um pouco da sua arte na Exposição. O artista destaca-se por concentrar em cada uma de suas expressões suas maiores densidades de espírito. Apaixonado por obras de Tarsila do Amaral e Pablo Picasso, Valter Carlos diz que se identifica com o pintor Almério Cavalcanti e com os trabalhos do “mestre” J.Inácio.
Valter Carlos segue em busca do que ele chama “Idioleto”, um sincretismo de dialeto com identidade própria que marque seu trabalho autoral, na pintura, na poesia e na música.
Outro destaque da noite é a exposição de Mandalas de Felipe Menezes, que despertou seu interesse pela arte apreciando os trabalhos de sua mãe com bordados, costuras, pinturas e confecção de mandalas. Já aos 15 anos começou a fazer mandalas com desenhos pré-concebidos, inéditos, utilizando-se de pedras, sementes, barbantes, tecido, gesso, estilhaços de vidro, tintas, folheados em marchetaria, materiais recicláveis, trabalhando com diferentes formas e suportes.
Felipe registrou-se como artesão e comercializa seus trabalhos para o público local e visitantes. Também será destaque a exposição de fotografias de Marcel Nauer, um homem que ama a natureza e respira a Mata Atlântica do seu quintal. Estudioso incansável da luz e suas variações sobre objetos e ambientes, tornou-se caçador de imagens da natureza, de cidades do interior sergipano, de pessoas anônimas e famosas que se somam às imagens oficiais. Sua experiência com fotografia vem desde o trabalho de labortarório a Catálogos do Museu de Arte Sacra, de São Cristóvão, e dos Ex-Votos da Igreja de Nossa Senhora do Carmo. Tem fotos publicadas em livros e revistas especializadas como Revue Suisse de Photografie e Nikon Fotoschule de Roland Kiefer.
Outra grande atração da noite é o jornalista e poeta Araripe Coutinho, autor de 13 livros. Autor de obras premiadas e laureado pela Casa da Cultura de Bauru (SP), Prêmio Escriba de Poesia em Piracicaba, além de participar da Antologia da RioArte, organizada por Olga Savary e da Coletânea Poetas Sergipanos, por Assis Brasil, Araripe, já como produtor cultural, organizou vários salões de literatura em encontros culturais das cidades de Laranjeiras, São Cristóvão, Propriá e Estância.
Diante de um riquíssimo currículo pessoal e cultural, Araripe faz o lançamento da “Obra Poética e Reunida”. E para completar noite festiva na Assembleia Legislativa, os presentes poderão se deliciar com a música de Dilma Prata, que faz o pré-lançamento do CD “Sucesso de Ouro”. No novo desafio ela conta com a participação especial de Gil Castro, seu maior incentivador, amigo, ex-marido e diretor musical. Com uma voz inconfundível, aditou o estilo romântico como característica principal nos seus shows. Dilma faz parte da Banda Memory, que resgata sucessos dos anos 60 aos dias atuais.